Qualquer resposta - sim ou não - envolve dois níveis de realidade: a dos sentimentos e a das convenções sociais.
- SIM:
Na sociedade ocidental cristã admite-se a monogamia. O amor por uma única pessoa é um comportamento relativamente recente na história da humanidade.
Isto não impede que nós possamos desejar outras pessoas. Compreender que o sentir não é construído, mas que a relação é fundamental.
Pode acontecer de uma pessoa encontrar num único parceiro as condições necessárias para essa projeção. Mas, pode ocorrer de encontrá-las em parceiros diferentes.
Se alguém ama duas pessoas e vive numa sociedade monogâmica; terá de enfrentar um conflito entre seus sentimentos e os sentimentos das outras pessoas envolvidas. Sua decisão não poderá excluir nenhuma das partes e vai envolver algum nível de sacrifício e comprometimento com as consequências da escolha.
É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Sem dúvida, é possível amar bem mais de duas. Acontece até com freqüência, mas ninguém quer aceitar para si mesmo. Afinal, fugir dos modelos impostos pela sociedade gera medo. O desconhecido apavora.
- NÃO:
Há os que dizem que não se pode amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Isso porque o amor (pelo parceiro) deve ser único. Ninguém gostaria de se entregar ao outro e não receber o amor (completo) dele de retribuição.
É comum que as pessoas sintam atração umas pelas outras, mesmo comprometidas. Mas deve-se diferenciar amor de paixão.
Eu penso que, às vezes, as pessoas se precipitam em falar que estão amando várias pessoas ao mesmo tempo, quando o certo, seria dizer que estão apaixonadas, ou que apenas sentem atração.
Paixão é um sentimento passageiro e menos intenso que o amor.
Duas Paixões, Dois Amores É loucura que somente o coração Pode explicar Me perdoe é que sem ela eu não vivo E sem você não sei ficar ♪ (Calcinha Preta) |
Essa é a música de Calcinha Preta - Duas Paixões, Dois Amores:
Adorei esse pequeno texto, tudo é a verdade...
ResponderExcluir